dez
25
2012

Conheça a WLA, uma Harley Histórica

Para começar as comemorações dos 110 anos da Harley vamos fazer matérias especiais com H-Ds históricas. Para começar bem, hoje temos a WLA, uma moto desenvolvida especialmente para o Exército dos Estados Unidos utilizar durante a Segunda Guerra Mundial. Sua produção se deu dos anos de 1940 a 1945.

O número do modelo tem a seguinte composição:

W: Família W de motocicletas. A Harley Davidson dá uma designação de letra para cada família modelo (exceto em modelos muito antigos). A série W na época era a mais nova encarnação dos 45 centímetros cúbicos (740 cc), e foi desenvolvido a partir da família R (1932-1936).

L: “compressão elevada”, no esquema habitual HD.

A: Exército. A empresa também produziu um modelo com as especificações ligeiramente diferentes do exército canadense, que seria nomeado o WLC.

História

Em 1940 quando começou a ser produzida a WLA tinha uma escala reduzida. Posteriormente, com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, este modelo da Harley passou a ser produzida em grande escala, sendo que quase 90 mil unidades ficaram a disposição do exército, incluindo peças de reposição.

As WLAs produzidas após o evento de Perl Harbor receberam o prefixo 42 antes do nome, independente do ano de fabricação. Em 1949 as motos foram confeccionadas especialmente para a guerra da Coréia (1949 – 1952).

Essa motos eram usadas principalmente para trabalhos de correio, reconhecimento, transporte de equipamentos de rádio, mas raramente eram usadas para o combate.

Após o final das guerras, as motocicletas se popularizaram também entre os civis. Os soldados que voltavam da guerra à esperança de adquirir a Harley que ele viu ou pilotou fazendo com que a moto caísse também no gosto dos civis.

 

 

Sobre o autor: Lide Multimídia

Deixe um comentario